domingo, 21 de agosto de 2011

Quase fácil

De tempos a tempos, sem saber muito bem à procura de quê, volto aos meus livros infantis. Encontro sempre a resposta, o que no caso é fácil, uma vez que não sabia a pergunta. Se isto fosse um teste de Língua Portuguesa, tinha o "Insatisfaz" garantido, por não saber fazer corresponder a esta resposta,  a questão respectiva. Mas quem precisa de uma pergunta perante uma resposta destas?
- Ana Sofia, uma resposta é sempre consequência de uma pergunta.
Nem sempre professora, nem sempre.
Com a idade chegam-nos as artrites e as palavras caras. Tanto umas como outras acabam por nos arruinar a existência. As primeiras por degradação clara das capacidades físicas, e as segundas por obstrução óbvia à transmissão da mensagem.
- A mensagem é o que o emissor transmite ao receptor, não é professora?
As palavras caras, compridas e engalanadas, são seguramente o ruído. Servem mais para enobrecer o discurso e o ego de quem as usa, do que para esclarecer as dúvidas de quem as ouve. Tenho pena que me cheguem as artrites, mas fico bem mais desolada por saber que me chegarão também palavras em vestido de noite. O que quero dizer é geralmente simples, e por isso não precisa de brincos.
Gosto.
Amo.
Quero.
Não gosto.
Não quero.
Fico.
Vou.
Sim.
Caso sim.
Se uma coisa é quase a melhor coisa, é porque seria a melhor coisa se tal conceito existisse. Como existem várias melhores coisas, partilham todas o quase primeiro lugar "ex-aequo" da melhor coisa do mundo. Gosto de pensar que seria preciso um pódio gigante para dar medalhas a essas coisas todas. Gosto ainda mais de imaginar que te podia pôr lá num cantinho, na esperança que o júri não desse conta que não és uma quase melhor coisa, mas sim só a minha quase melhor coisa. Com sorte, ninguém dava por nada e trazíamos a medalha para casa. E se alguém um dia questionasse o prémio, eu diria tão simplesmente,
- Esta é a minha melhor coisa, o que a qualifica para quase melhor coisa do mundo.
Era esta a pergunta, professora?
Não sei se chega para o "Muito Bom", mas foi quase a melhor que consegui encontrar para te dizer isto.

1 comentário:

Daniel. disse...

Excelente texto. Encontrei seu blog procurando pelo nome do meu, quasefacil.blogspot.com - fico feliz de ver que o mesmo nome foi usado em algo bonito. Parabéns!