segunda-feira, 28 de maio de 2012

A minha irmã é às cores

Eu tenho uma irmã enorme.
Eu tenho uma irmã que consigo enfiar debaixo do  braço,
mas que anda sempre de saltos altos.
A minha irmã é a pessoa mais importante do mundo.

Uma vez uma pessoa disse-me que isso não era verdade,
que o meu mundo, não era o Mundo,
e que assim sendo a minha irmã era apenas a pessoa mais importante do meu mundo.

Mas o meu mundo pertence ao Mundo,
(escusam de me dizer que não parece)
e para aquilo que tenho para dizer,
o pronome não faz qualquer falta.

Neste caso o pronome nem sequer é possessivo,
já nasceu assim, a minha irmã,
minha.

A minha irmã é a pessoa mais importante da minha vida.
É quase tão importante como os meus pais.
Não é preciso dizer que os pais são a coisa mais importante do mundo.
Por isso, logo a seguir ao que não é preciso dizer,
vem aquilo que precisa de ser dito:
A minha irmã é a pessoa mais importante da minha vida.

A minha irmã tem sempre coisas sábias para me dizer quando eu não sei nada.
Quando éramos pequenas e eu tinha medo
(as irmãs mais velhas nunca têm medo)
A minha irmã dizia-me:
- Imagina que és uma princesa vestida de cor-de-rosa e que vives num mundo todo cor-de-rosa.
(Irra, que a miúda já sabia da vida naquela altura)
E eu adormecia às cores.

Agora, de cada vez que eu tenho medo
(as irmãs mais novas podem ter medo a vida inteira)
a minha irmã já não me vem com a tanga das princesas.
Agora, de cada vez que eu tenho medo,
a minha irmã diz-me:
- Deixa-te de merdas e faz-te à vida como um homenzinho.
E eu vou,
à vida,
como um homenzinho cor-de-rosa.

A minha irmã sabe bem que os homenzinhos e as princesas são tudo a mesma merda,
desde que coloridos.

Sem comentários: