sexta-feira, 1 de março de 2013

A dúvida

Não sei se é talento ou desalento
esta coisa que me sobra cá dentro.
Na dúvida, não me sento.
Porque se me sento, rebento.

Não faço ideia se é uma coisa ou outra
mas mais do que o medo do desalento,
ou o pavor do talento,
o que me consome é a dúvida,
cá dentro.
E eu deixo.

Deixo porque enquanto me consome a dúvida
não me destrói o talento,
ou o desalento.
- Ai como dói o desalento de uma tão grande falta de talento.
Ou
- Ai como dói este enorme talento, para o desalento.

É isso.
Bom, talvez seja isso, não sei.
E reparem que não perguntei.
Afirmei.
Não sei se é talento ou desalento.
Ponto final.

Enquanto a dúvida permanece, não é uma coisa nem outra.
E é na dúvida eterna que encontro o meu sustento.
Mas a dúvida só cresce se a alimento...
Por isso reparem na dúvida que afirmei:
não sei se é talento ou desalento.

- As dúvidas não se afirmam, perguntam-se.
Diz logo alguém.
(Há sempre quem responda ao que não se perguntou)

Mas será que falo para ninguém?
Diz-me, eu perguntei? 
Não perguntei.
Afirmei.
Não sei se é talento ou desalento.

Na dúvida nem tento.
Com sorte não é uma coisa nem outra
é apenas isso mesmo,
uma crosta que cresce cá dentro.

E quem foi que a deixou aqui
bem ao centro?
Quem foi que a deixou neste lugar maldito
onde as feridas se alimentam
imagine-se,
a fermento.

Eu não fui com certeza.
Eu que nem me aguento,

Aguento, aguento...
Claro que aguento.
Vou aguentando o tempo.
Até o alimento.
Porque sei que esta crosta, este cinzento
há-de finar-se comigo cá dentro.
E sem sustento,
sem a dúvida que me dá alento
aí sim,
juro que não aguento.

Sem comentários: